Proximidade. Competência e Confiança.

É desta forma que o Movimento Independente Batalha é de Todos se apresenta aos Batalhenses. A todos os Batalhenses. Livre, congregador e pautando a sua atuação pela valorização da Cidadania e pelo respeito da Democracia e envolvimento dos cidadãos nas decisões do Município.

A governação da Câmara Municipal tem de estar disponível para os Munícipes e para a resolução dos seus problemas. Constatamos que nos últimos sete anos e meio, a proximidade para com a população do nosso concelho, com os empresários e com o tecido associativo nunca foi uma prioridade. Esse diálogo, que deveria ser contínuo e desinteressado, privilegiou sempre mais uma lógica de propaganda, bastante dispendiosa para as contas do Município, do que uma relação verdadeiramente construtiva e salutar para o desenvolvimento harmonioso do Concelho da Batalha.

O Movimento Independente Batalha é de Todos foi criado para responder às inúmeras interpelações surgidas na sociedade civil e em diversos setores do nosso Concelho, reclamando por uma mudança urgente no modelo instalado pela atual governação municipal, autocrática e centrada apenas numa pessoa. Não é possível conduzir os destinos de uma Câmara Municipal, de uma associação, de uma empresa, até da nossa própria casa, quando não confiamos nos que nos estão mais próximos, quando não respeitamos as suas opiniões, quando não valorizamos a partilha e o debate de ideias e quando por mero capricho, cortamos relações institucionais com Juntas de Freguesia, associações e empresas.

Apresentamo-nos perante os Batalhenses com humildade. A mesma humildade com que durante vários mandatos, Raul Castro e António Lucas souberam conduzir os destinos do concelho numa lógica participativa, de saber ouvir e de estar ao lado das pessoas. De todas as pessoas.

O Movimento Independente Batalha é de Todos não se apresenta aos eleitores contra os partidos políticos, mas antes valoriza a militância cívica. Por essa razão, nas listas que integram este movimento figuram Mulheres e Homens de diversos quadrantes políticos e independentes. O que nos move não é a carreira política nem tão pouco as aspirações pessoais do poder. As nossas equipas são constituídas por pessoas com provas dadas profissionalmente e com trabalho feito nas associações do concelho. Não precisamos da política para sobreviver nem para sustentarmos egos, estados de espírito e aspirações de vir a desempenhar outros cargos.

Assumimos perante os Batalhenses que trabalharemos de forma empenhada, desinteressada e articulada com todas as instituições do concelho, a começar pelas Juntas de Freguesia, reforçando as suas competências, independentemente da sua cor política.

É urgente inverter o clima de medo instalado, do receio de participar em discussões e de dar opinião. Um Concelho é soma das partes e será tanto mais desenvolvido e participado quanto a diversidade de pensamento, sem ostracização do poder autárquico, sem represálias e sem vinganças pessoais.

A governação que pretendemos imprimir, já com provas dadas e reconhecidas, privilegiará a disponibilidade e o envolvimento dos Munícipes, num modelo orientado pela confiança no futuro e que resgate a confiança, o pluralismo, o desenvolvimento e o bem-estar dos Batalhenses.

Sabemos fazer e sabemos escutar. Sabemos que o Concelho da Batalha, as suas gentes e as instituições que diariamente contribuem com o seu labor para o desenvolvimento deste território único e repleto de oportunidades, merecem uma governação diferente.

A candidatura do Movimento Independente Batalha é de Todos representa futuro e esperança. Um futuro que se pretende mais participado, em busca de um concelho mais coeso, que verdadeiramente apoie o tecido empresarial e os empresários, proteja os mais vulneráveis, consolide a Educação como um dos principais desígnios para os jovens e para as famílias e que tenha a capacidade de projetar o seu Património, a nossa Cultura e as nossas Gentes quer em Portugal, quer no estrangeiro.

O Concelho da Batalha apresenta todas as condições para voltar a estar na linha da frente dos municípios com melhor qualidade de vida do país. As nossas equipas apresentam ambição e forte determinação para voltar a projetar o concelho como um território mais próspero, com maior dinâmica associativa e em que viver, trabalhar e investir concretiza uma aposta segura.

Porque a Batalha é de todos, contamos consigo.